Toni Morrison, escritora que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, morreu na noite da última segunda-feira (05), aos 88 anos de idade.
Em comunicado oficial, a família informou que ela “morreu após uma breve doença”. “Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida”, diz a nota, segundo a agência de notícias France-Presse.
A escritora nasceu em 1931, em Ohio, nos Estados Unidos, foi a primeira afro-americana a ganhar o Nobel de Literatura e ficou marcada pelo retrato dos negros em seu país, com foco em personagens femininas.
Quando anunciou o prêmio para Toni Morrison, a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, destacou os “romances caracterizados pela força visionária e importância poética”. Segundo eles, a autora deu “vida a um aspecto essencial da realidade americana”.
Nesta terça-feira (06), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou a morte da escritora: “Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas”.