Thiago Martins foi convidado a participar do canal no Youtube ‘Na Real’, de Bruno Simone. No entanto, o que chamou a atenção foi a fala do ator, que afirmou ser contra o sistema de cotas.
Logo no início do bate-papo, o artista concordou com a fala do apresentador, que disse que hoje em dia tudo é “mimimi” e aproveitou para falar sobre preconceito.
“A cota, para mim, é vergonhoso no país. O negro bem-sucedido no Brasil ou é jogador de futebol ou a música muda o caminho dele. Ele não tem espaço que nós brancos temos. Eu tenho muitos amigos negros e a gente conversa sobre isso […] Isso [me] dói porque a cor da pele não muda nossa inteligência e nosso caráter, nós somos iguais. A única coisa que muda é nossa pele”, falou.
Para completar, disse não entender o motivo da existência do sistema. “Para quê existe cota para os negros? Não! Universidade e escola têm que ser para todo mundo. Emprego tem que ser pra todo mundo. A gente vê exemplos de negros bem-sucedidos pelo país, tanto na música, quanto no futebol, quanto sendo empresário, sendo advogado. Por que tiveram a chance e aproveitaram. Hoje eu aplaudo realmente os discursos”, finalizou.
Com a declaração, Thiago foi alvo de críticas na web: “Gostava dele, mas agora vejo uma pessoa totalmente alienado da realidade”, disse um deles.
“Amigo, estuda mais sobre o sistema de cotas. São mais de 300 anos de diferença. Ela é necessária sim. Estude um pouco mais por favor, assim você fala com mais propriedade”, escreveu outro.