Uma densa nuvem de poeira atingiu algumas cidades no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro, na tarde do último domingo (26). O fenômeno, registrado em vídeos e fotos pelos moradores locais, encobriu prédios e chegou a inviabilizar o trânsito nas rodovias.
Entre os municípios atingidos estavam Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Jardinópolis, Guaíra, Morro Agudo, Viradouro e Bauru. O ponto em comum entre eles é o clima seco, marcado por incêndios em vegetações e plantações nas últimas semanas.
Outro motivo relacionado à formação da ‘tempestade de areia’ é a combinação da poeira acumulada ao longo de semanas de estiagem com os ventos fortes que ocorreram antes das chuvas. Em algumas cidades, as rajadas chegaram a 92 km/h, de acordo com o Climatempo.
Segundo a meteorologista Daniela Freitas, em entrevista ao G1, o fenômeno não é incomum diante dessas condições climáticas e ainda pode voltar a acontecer nas próximas semanas. A boa notícia é que o clima deverá melhorar aos poucos ao longo do mês de outubro, quando o regime de chuvas começa a ficar mais regular, assim como a umidade do ar e do solo.
URGENTE
Tempestade de areia em Franca, interior de SP.
Tempestades de areia também foram registradas em outras regiões do país pic.twitter.com/ZH1D0m8gCX
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) September 26, 2021
Assustador! pic.twitter.com/DGDmlVnyCL
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) September 26, 2021
Assustador! Barretos (SP), Franca (SP), Ribeirão Pretos (SP) e Frutal (MG) são algumas das cidades que registraram uma tempestade de areia no fim da tarde de hoje. A região passa por um período de estiagem que já dura quase 3 meses e a nuvem de areia antecedeu a chegada da chuva. pic.twitter.com/ZhHZ3JpEux
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) September 26, 2021