Yasmin Brunet intensificou um debate sobre a compulsão alimentar, após compartilhar sua experiência com o transtorno, dentro do ‘BBB’. Ela revelou enfrentar esse desafio consigo mesma desde muito antes do reality, porém com suas emoções no programa, tem se intensificado.
A participante também divulgou que é diagnosticada com a Síndrome do Intestino Irritável, uma condição marcada por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre, sintomas que podem ser confundidos com a DII (Doenças Intestinais Inflamatórias).
“Voltando do paredão igual um boomerang. Tô com raiva também porque acabou nossa comida, não tem nada para comer. Não posso comer feijão, lentilha, nem grão-de-bico. Tenho síndrome do intestino irritável, tá me arregaçando isso, me fazendo muito mal. Ele acabou com o ovo, ele acabou com tudo. Vou comer arroz agora, vou viver de arroz”, ela desabafou.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
ENTENDA
De acordo com o doutor em genética pela USP, Ricardo Di Lazzaro, em entrevista à AnaMaria Digital, há uma possível relação entre condições alimentares e fatores genéticos, além de ambientais, envolvidos no diagnóstico da síndrome do intestino irritável.
“Os testes genéticos têm se mostrado uma ferramenta valiosa para revelar predisposições a essas condições, oferecendo insights fundamentais para cuidados preventivos”, diz ele. Em seguida, ele explica como podem ser identificadas e as diferenças.
Fome Emocional: Este comportamento pode ser estimulado por emoções negativas, principalmente tristeza e ansiedade, além de condições genéticas. O gene FTO, localizado no cromossomo 16, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de distúrbios alimentares. O marcador rs9939609 nesse gene está vinculado aos hábitos alimentares, sendo que o alelo A nesse marcador indica uma maior predisposição à fome emocional.
Doença Intestinal Inflamatória (DII): Refere-se a condições inflamatórias que podem afetar o intestino, abrangendo diferentes enfermidades como a doença de Crohn (enfermidade que pode acometer qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus). A análise da predisposição à DII envolve a avaliação de diversos pontos no DNA.