O Senado aprovou na noite da última terça-feira (19), o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A proposta foi apresentada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Por mais que tenha tido vitória no Senado, a aprovação não resulta automaticamente no adiamento do exame.
O texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados e, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, que pode sancionar o texto de forma integral ou parcial, ou até mesmo vetar.
O projeto foi aprovado por 75 votos a 1. Único senador que votou contra foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.
Até o momento, o calendário do ENEM marca as provas presenciais nos dias 1º e 8 de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29.
A ideia de manter a prova normalmente foi alvo de críticas, tendo em vista que nem toda a população brasileira não tem condições de se preparar para o exame em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).