A revista Rolling Stone criou um projeto chamado ‘O Algoritmo da Vida’ com o propósito de prevenir o suicídio no Brasil, na última segunda-feira (18). A importante ação teve como base os diários deixados por Kurt Cobain, cantor que tirou a própria vida em abril de 1994.
As declarações do artista ajudaram especialistas a identificar palavras publicadas por usuários públicos no Twitter que podem ser alertas de pensamentos suicidas.
O algoritmo criado pelo veículo reconhece as expressões e um perfil amigável manda mensagem privada para pessoa com objetivo de ajudá-la. Durante a conversa, será possível indicar a melhor forma de tratamento, por meio do telefone do Centro de Valorização da Vida (ligue 188).
“A Rolling Stone, como um veículo voltado à cultura pop e, principalmente, à música, lida todos os dias com a depressão ou seus sintomas. E isso é alarmante“, afirmou Pedro Antunes, editor-chefe da Rolling Stone Brasil.
Ele ainda ressaltou que muitos pediram ajuda por meio de suas músicas, como Chester Bennington, do Linkin Park. “Vidas chegaram ao fim de forma precoce por conta da depressão, basta lembrar de Chris Cornell. Tudo o que pudermos fazer para diminuir esse número precisa ser nossa prioridade. É uma responsabilidade social que devemos ter. Cada vida salva é uma vitória“, concluiu.
O ‘Algoritmo da Vida’ está funcionando desde fevereiro e já conseguiu identificar 300 mil menções que utilizam uma linguagem depressiva.
Confira o vídeo da campanha.
[[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/tmkESsucvHY” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]