O festival Rock in Rio recebeu, nesta quinta-feira (17), o título oficial de patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro. A lei, divulgada em uma edição especial do Diário Oficial, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.
Após 37 anos de sua primeira edição, em 1985, o evento foi classificado como uma das práticas de lazer que representam a cultura brasileira e geram sentimentos de identidade, sendo transmitido para várias gerações.
Além disso, segundo o governador, o festival “demonstra sua relevância para a cultura ao trazer artistas nacionais e internacionais, ícones de diferentes estilos e gerações e, além disso, ainda estimula a nossa economia”.
Em entrevista à CNN, a mente por trás do Rock in Rio, Roberto Medina, relembrou o início do projeto e garantiu que está orgulhoso de ver a magnitude que o evento conquistou.
“Mostra também o compromisso que a gente tem com a cidade (…). E é muito bom poder relembrar, 37 anos depois, aquele início maluco, ver como me comportei para fazer acontecer. Era muita improvisação, aquela lama toda, tinha meia dúzia de pessoas, e hoje ver se transformar no maior do mundo”, disse.
Vale lembrar, inclusive, que o Rock in Rio não se limita às fronteiras do Brasil. Atualmente, há edições do festival em Lisboa (Portugal), Espanha e Estados Unidos, por exemplo.
ROCK IN RIO 2022
Novidades para os amantes de festival! As vendas de ingressos para o Rock in Rio 2022 já têm data para acontecer. No dia 5 de abril, as vendas começarão às 19h no site da Ingresso.com. Vale lembrar que o Rock in Rio acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022.
Entre os nomes confirmados para o evento, estão: Justin Bieber, Iron Maiden, Post Malone, Guns n’ Roses, Green Day, Coldplay, Dua Lipa, Demi Lovato e Avril Lavigne.
Além disso, foram divulgados os valores de cada ingresso, que variam entre R$ 312,50, a meia entrada, e R$ 625, a inteira.