Cerca de um mês e meio após ser convidada para assumir a Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte tomará posse ainda nessa quarta-feira (4).
A nomeação da atriz foi publicada na edição desta quarta do “Diário Oficial da União”. Além disso, também foram publicadas ao menos 12 exonerações de servidores em cargos de chefia, feitas pela nova gestão.
A cerimônia está marcada para as 11h no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). No cargo, Regina terá o desafio de encerrar a rotatividade da pasta e buscar uma harmonização entre o governo e a classe artística. Vale ressaltar que ela é a quarta ocupante do cargo em 14 meses.
Cabe ao cargo lidar com temas como economia criativa, direitos autorais, preservação do patrimônio histórico e democratização do acesso a teatros e museus.
Regina terá um orçamento de R$ 366,43 milhões em 2020 – 36,6% menor que os R$ 578,3 milhões do ano anterior.
A atriz e a Globo encerraram o contrato em comum após mais de 50 anos de vínculo, na última sexta-feira (28).
Vale lembrar que Regina irá substituir Roberto Alvim, ex-secretário da Cultura, que foi exonerado após citar um discurso de Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Adolf Hitler na época do nazismo.