Pela primeira vez, a rainha Elizabeth II quebrou a tradição na Abertura do Estado do Parlamento, nesta segunda-feira (14), e não usou a coroa real elaborada. As informações são do jornal britânico The Sun.
O veículo informou ainda que, ao invés do adereço tradicional, ela optou pela tiara de George IV. A matriarca estava acompanhada do Príncipe de Gales e da Duquesa da Cornuália.
Nas redes sociais, foi anunciado a viagem de Elizabeth para o Palácio de Westminster. “A Abertura do Estado une os três elementos da legislatura – a Câmara dos Lordes, a Câmara dos Comuns e a Rainha – juntos como a Coroa no Parlamento”, escreveram na legenda da publicação
Alguns especulam que a Coroa Imperial, que pesa cerca de 2 kg, é considerada pesada demais para a rainha usar por um longo período. A coroa contém 2.868 diamantes, 273 pérolas, 17 safiras e 17 esmeraldas.
Enquanto isso, a tiara mais leve de George IV, que remonta a 1821, possui 1.333 diamantes e foi redimensionado em 1902 pela rainha Alexandra, que tirou 11 diamantes para caber em sua cabeça menor.
Apesar de não ter sido utilizado, o acessório foi posto em uma mesa ao lado de Elizabeth, em cima de uma almofada vermelha e dourada.
Confira o evento:
(Fotos: Instagram/ @theroyalfamily)