Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas na Amazônia nesta sexta-feira (23).
Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União.
Tal documento permite que militares tenham o consentimento para operar nas “áreas de fronteira, terras indígenas, unidades de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal”.
Mas essa decisão só será válida do próximo sábado (24) até a mesma data do mês de setembro.
Esta assinatura aconteceu durante uma assembleia com representantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Meio Ambiente, Secretaria-Geral da Presidência e Casa Civil.
O pedido foi protocolado pelo Antonio Denarium, governador de Roraima. No entanto, outros políticos que atuam nas proximidades também são esperados para apoiar a decisão.
Denarium afirmou que Bolsonaro convidou nove governantes que participam da ‘Amazônia Legal’ para uma reunião que acontecerá na próxima terça-feira (27).
[[iframe width=”770″ height=”400″ src=”https://www.youtube.com/embed/olMjjAS6lHs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]