Antes de cada decolagem, os passageiros de avião são aconselhados a desligarem seus dispositivos móveis ou ativarem o modo avião do aparelho.
O motivo principal é a segurança, pois as ondas eletromagnéticas emitidas pelo celular poderiam interferir nos instrumentos do avião.
No entanto, fazer isso também pode evitar que seu aparelho seja atingido por cargas pesadas de roaming, serviço que permite receber e fazer ligações em regiões fora de cobertura da operadora contratada.
Isso porque, dependendo da aeronave e do seu dispositivo, um telefone que não tenha sido colocado no modo avião consegue se conectar automaticamente à antena da aeronave sem que você perceba.
Isso ocorre porque alguns aparelhos se conectam automaticamente a uma rede de roaming – geralmente usando satélites, onde as tarifas são muito mais altas – como descobriu recentemente um viajante que voava com companhia irlandesa Aer Lingus.
CONTA ALTA
O passageiro não identificado contou ao The Irish Times que ele deixou o telefone no compartimento de bagagem enquanto viajava para os Estados Unidos. O resultado foram quase US$ 300 (cerca de R$ 1167) em despesas de sua companhia telefônica, a AT & T – conta essa que ele recebeu apenas semanas após o voo.
A companhia informou que o telefone havia se conectado à antena do avião e usado dados que estavam “fora de um plano de roaming internacional ilimitado”, o que gerou os custos extras.
Embora nem sempre aconteça, a companhia aérea confirmou que os dispositivos dos passageiros “podem se conectar à rede de roaming em voo” sem que eles optem pela rede WiFi paga. Em vez disso, o dinheiro é faturado diretamente para o provedor, como foi o caso desse passageiro.