Uma apresentação de ópera realizada em Stuttgart, na Alemanha, causou um mal-estar geral no público. Ao todo, 18 pessoas precisam de atendimento médico. A peça é de Paul Hindemith com adaptação e direção de cena de Florentina Holzinger e tem censura de 18 anos.
De acordo com o Daily Mail, 18 pessoas precisaram de assistência após as duas primeiras apresentações com náusea e choque. Destas, três foram atendidas por um médico. Segundo o tablóide Bild, da Alemanha, os pacientes estavam em “estados de choque”.
Sebastian Ebling, assessor de imprensa da Ópera de Stuttgart, contornou a situação: “Isso não significa que 18 pessoas desmaiaram ou vomitaram”. Além disso, a casa também havia informado sobre o conteúdo: “A espiritualidade e a sexualidade estão no centro da noite – mas também a crítica à religião e um olhar crítico sobre a violência religiosa e social. Atos sexuais acontecem no palco.”
Qual o conteúdo da obra?
‘Sancta Susanna’, composta por um elenco 100% feminino, conta cenas explícitas de violência, nudez, simulação de sexo, grandes quantidades de sangue real e falso e piercings ao vivo para a plateia. Freiras nuas de skate também passearam pelo palco do teatro alemão.
A obra é toda voltada para ícones católicos. Além das freiras, há uma atriz com nanismo vestida de papa que é levantada e girada por um braço robótico. Outra, vestida como Jesus, cantou músicas de Eminem, enquanto outra freira simulava fazer sexo com Jesus.
Segundo um crítico do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o pedaço de pele de uma das artistas é cortado e grelhado em uma cena que simula a Eucaristia. Veja o trailer da peça abaixo:
À agência de notícias DPA, o secretário de Cultura do estado de Baden-Württemberg, defendeu a apresentação: “Essas questões sobre espiritualidade, fé, comunidade e o papel dos gêneros precisam ser tratadas sempre de novas formas, inclusive no palco”. Arne Braun acrescentou: “Essa é a ideia por trás da liberdade da arte. E quem não quiser ver isso, por favor, fique longe.”
‘Sancta Susanna’ pelo mundo
Florentina Holzinger é uma artista já conhecida por suas apresentações polêmicas. Desta vez, ela baseou sua obra na homônima do compositor alemão Paul Hindemith (1895-1963), de 1922. Na época, a peça também repercutiu negativamente.
Segundo o g1, a atual ‘Sancta Susanna’ já foi apresentada com ingressos esgotados em outras cidades da Alemanha, como Schwerin e Viena. Ao contrário de Stuttgart, não foram registrados incidentes.
Leia também