Gabriel (Bruno Gagliasso) marcou um encontro com os guardiães na casa de Egídio (Antonio Calloni), justamente para descobrir tudo o que a irmandade tem de tão importante para lhe dizer.
Quem também espera a chegada do rapaz é León, que caminha com Feliciano (Leopoldo Pacheco) até a sala de retratos. No entanto, quando o bichano entra no local, a porta se fecha, deixando o guardião do lado de fora.
Sozinho, o gato se transforma lentamente na sua forma humana (Eduardo Moscovis). Escutando os barulhos do lado de fora, Feliciano fica chocado.
Quando Gabriel chega, Milu (Zezé Polessa) avisa que eles vão contar a história de León, e Aranha (Paulo Rocha) começa. “Ele era uma pessoa e era pra ter sido um guardião-mor igual a você.”
ENCAPUZADO
Gabriel não acredita na história. Feliciano, então, encaminha Gabriel até a sala de retratos e diz que León está a sua espera. “Se tudo ocorrer como imagino, o próprio León desvendará essa história absurda pra você.”
Gabriel hesita, pois já passou mal quando esteve na sala de retratos. Mas respira fundo, gira a maçaneta e entra. Para a sua supresa, ele vê, no fundo da sala e de costas para a porta, o misterioso homem encapuzado. Eita!