O ator e humorista Nizo Neto criticou Marcius Melhem, que era Coordenador do Departamento de Humor e redator final do ‘Zorra’ (TV Globo), durante entrevista ao canal Cores do Inteligência, no Youtube. Integrante do elenco do programa, o filho de Chico Anysio revelou que houve “abuso artístico” nos bastidores da atração, ressaltando ainda o machismo presente na televisão.
“O que eu sofri no ‘Zorra’ foi um abuso artístico. Nunca vi Marcius Melhem levantar a voz para ninguém, nunca vi ele chegar em cima de mulher nenhuma e se aproveitar da posição. Agora, o que ele fez artísticamente conosco foi uma grande sacanagem”, afirmou durante o bate-papo.
Neto explicou que Melhem cotava os melhores papéis para os amigos, e excluía o resto do elenco: “Você podia colocar os protagonistas para brilhar, não tem problema nenhum em ser coadjuvante. Mas figuração para um cara com 40 anos de carreira?”.
Como exemplo do que seria ideal, ele elogiou a configuração do ‘Porta dos Fundos’, em que os integrantes do elenco se revezam entre protagonistas e coadjuvantes.
“Eles [no ‘Zorra] optaram por fazer um programa de ‘panela’, com meia dúzia de amigos, e o resto fica lá atrás [de figurante]. Muito frustrante”, afirmou o ator.
MACHISMO
O artista aproveitou para elogiar Dani Calabresa, dando seu apoio para a comediante, que denunciou Melhem por assédio moral, juntamente com outras atrizes que compunham o elenco do núcleo de humor na emissora.
“Sinceramente, não acho que inventaria uma coisa dessas. O que ela ganha? Tem pessoas que já passaram por isso, e não falaram por medo. Ainda mais mulher, é muito complicado. [A TV] é um ramo machista”.
Por fim, Nizo demonstrou satisfação ao ver a polêmica envolvendo o ex-coordenador. “A primeira vez que eu vi [a notícia de assédio] eu pensei: ‘que negócio bizarro’. É horrível pensar em mulheres que sofreram abuso, mas tem um lado… Foi legal ver o Marcius Melhem em uma cagada dessas. Tem essa coisa de vingança. Ele está pagando”, finalizou.
EMAIL COMPROMETEDOR
Em outro ponto da entrevista, Nizo Neto explicou que seu pai, Chico Anysio, prejudicou sua carreira por conta de um email no qual o humorista acusou diretores de não darem emprego ao herdeiro.
“E aí ele me mostrou um texto que ia mandar naquela noite. Basicamente o texto era assim: ‘Vocês, diretores da globo, são todos uns filhos da pu**, porque meu filho quer fazer novela e vocês não chamam ele. Fulano de tal, você não chama meu filho porque eu comi muito a sua mãe.’ Esse diretor tinha acabado de me chamar pra fazer uma participação na novela. Pra outro [diretor]: ‘você não chama porque você é viad*’. Esse cara tinha me chamado pra fazer um pu** trabalho com ele em uma novela”, contou o ator.
Nizo relembrou que chegou a repreender o pai e pediu para que ele não enviasse o email para não criar um situação de constrangimento. Chico, no entanto, enviou e acabou passando por uma situação complicada com o próprio filho.
“Eu fiquei seis meses sem falar com ele. Tem diretor hoje que não olha na minha cara por causa desse email, não vou nem dizer que nem me chama pra trabalhar [risos]”, disse.
Diante da situação, Nizo acabou ligando para todos os diretores que receberam o email e se desculpou. Além disso, Chico Anysio foi suspenso pela Globo e ficou três meses sem receber salário.
“Meu pai era uma pessoa extremamente generosa, mas totalmente impulsivo. E esses caras que tem uma imagem muito… [grande] eles perdem a noção. Ele é o cara desse nível de respeito há muitos e muitos anos, então perde a noção do que é a realidade da vida”, opinou o ator.
FORA DE SI
Em outro trecho do podcast, Nizo também se lembrou da morte do filho, Rian Brito, que morreu após ingerir o chá de Ayauaska – bebida com potencial alucinógeno e usado em algumas religiões -, aos 26 anos.
“Foi um horror. Ele pirou, teve um surto psicótico, entrou num processo de anorexia porque não queria mais comer. Ficou uma caveira. E ele internou numa clínica psiquiatrica.”
O ator afirma que o filho estava em uma busca espiritual, na época. “Ele tomou o ayauaska e pirou. Foram quatro doses”, contou. “Começou a ficar estranho e na quarta [dose] foi devastador.”
Nizo disse ainda que quatro psiquiatras renomados disseram que o surto de seu filho foi em consequência do chá. “Os médicos falaram: surtou e não volta.”
“Isso aí foi… não pode ter algo pior”, ressaltou o ator.
[[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/ItNthsLHoVM” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]