O navio Felicity Ace afundou no Oceano Atlântico na última quarta-feira (2). O cargueiro transportava cerca de 4 mil carros de luxo – o que resultou em um prejuízo estimado em nada menos que R$ 2,5 bilhões. As informações são da CNN e do jornal alemão Handelsblatt.
O cargueiro, que partiu da Alemanha com destino aos Estados Unidos, já havia pegado fogo no último dia 16 próximo ao Arquipélago dos Açores. Tudo piorou quando, ao ser rebocado para o continente, a embarcação perdeu a estabilidade e adernou.
Todos os 22 tripulantes conseguiram ser resgatados sem ferimentos. O mesmo não aconteceu com os 3.965 carros das marcas Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini – que tiveram perda total, assim como o próprio navio.
Segundo o advogado James Turner, especialista em disputas que envolvem transporte de carga, a possível causa do incêndio foi um problema elétrico. Turner afirmou que esses navios têm diferentes pisos isolados para uma possível contenção de danos, mas que a tecnologia pode não ter sido suficiente no Felicity Ace.
Um dos proprietários de um dos automóveis perdidos era o youtuber Matt Farah, que tem um canal especializado em carros. Em vídeo, ele lamentou: “Meu carro está à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”.
Confira os registros:
O NRP Setúbal prossegue a sua missão na Zona Marítima do Açores. O patrulha oceânico da Marinha acompanha o navio “Felicity Ace”, onde desde quarta-feira deflagra um incêndio. Os tripulantes foram todos retirados em segurança.
Estamos no mar 365 dias, 24 horas por dia. pic.twitter.com/j5u9PmusUB— Marinha (@MarinhaPT) February 20, 2022