Mais um episódio de racismo viralizou nas redes sociais, na última segunda-feira (2). Welica Ribeiro, mulher negra do Rio de Janeiro (RJ), foi alvo de ofensas gratuitas vindas de uma mulher branca quando circulava no metrô de São Paulo (SP). O irmão da vítima estava presente e conseguiu gravar parte dos ataques racistas.
As filmagens mostram uma passageira dizendo para Welica tomar cuidado com seu cabelo, pois “poderia passar alguma doença”. Ao perceberem o que estava acontecendo, os demais se revoltaram e lançaram gritos de ‘racista’ contra a agressora.
Um grupo também se reuniu para impedir que a mulher fosse embora da estação de metrô até a chegada da polícia. Posteriormente, ela foi levada à delegacia ao lado Welica, sua família e algumas testemunhas, onde todos prestaram depoimento.
A precursora dos ataques foi identificada como Agnes Vajda, assistente consular no Consulado da Hungria no Brasil. A instituição não se manifestou sobre o caso até o momento.
DESABAFO
Welica relatou mais detalhes sobre o acontecido em entrevista à Globo. “Eu espero que as pessoas entendam de uma vez por todas que somos iguais, somos seres humanos”, desabafou.
Ela continuou: “A gente nasce igual a todo mundo, a gente vai terminar como todo mundo, que não existe melhor do que ninguém. As pessoas precisam entender que precisamos ser respeitados, não porque somos negros, mas porque somos seres humanos e a gente merece respeito”.
Confira alguns registros:
Revoltante as cenas de racismo registradas no Metrô de SP. Uma mulher branca reclamou a uma mulher negra que não queria ter doença, pois o cabelo dela estava encostando no seu. Revoltante. Racismo é crime e isso não pode ficar impune. pic.twitter.com/1FELMwtejw
— Emidio de Souza (@EmidioDeSouza_) May 3, 2022
Racismo no Metrô de São Paulo
Mulher diz para uma outra mulher:
“não encosta seu cabelo em mim que você pode me passar doença. ”
A passageira foi retirada do Metrô ao som de gritos de racista e levada para delegacia.@MidiaNINJA pic.twitter.com/B4s1vKEvp3— Goretti Lopes🚩Esquerdista Segue Esquerdista (@goretti_lopes) May 3, 2022