O sociólogo e professor Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira morreu na madrugada desta quarta-feira (10), em São Paulo (SP). Ele, que tinha 85 anos, foi um dos fundadores do PT, do qual estava afastado desde 2003, quando se filiou ao PSOL.
Conhecido como Chico de Oliveira, ele era professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Ele atuava lecionando, orientando e pesquisando na área de Planejamento Urbano e Regional, Estudos Industriais e Economia Regional. Além disso, Chico também foi coordenador-executivo do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedi).
Em 2004, Oliveira recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, pelo livro ‘Crítica à razão dualista/O Ornitorrinco’, publicado pela editora Boitempo, no qual propõe uma nova forma de pensar sobre a economia brasileira.
O velório acontecerá ainda nesta quarta-feira (10), a partir das 17h, no Salão Nobre do Prédio da Administração da FFLCH, em São Paulo.