A Rainha Elizabeth II morreu, na tarde desta quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. A monarca britânica estava passando férias no castelo de Balmoral, na Escócia, quando seus parentes mais próximos foram convocados para uma possível despedida.
A notícia foi divulgada em um comunicado emitido pela Casa Real britânica. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou em menção aos sucessores do trono.
Vale mencionar que a saúde de Elizabeth já era motivo de preocupação dos médicos da realeza, que haviam colocado a idosa sob observação após uma avaliação recente. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
Os profissionais de saúde também haviam pedido que os filhos Charles, Anne, Andrew e Edward fossem até a Escócia devido à saúde da rainha, assim como seu neto William. Por sua vez, Harry não compareceu ao local por enquanto.
Com a morte da monarca, que permaneceu nada menos do que 70 anos no poder, o trono do Reino Unido deverá ser assumido pelo Príncipe Charles, seu filho mais velho com o príncipe Philip.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022