Mel Maia, de 16 anos, entrou para o time de famosas que aderiram à drenagem linfática, um método criado pela massagista Renata França, de São Paulo, para melhorar a silhueta e reduzir o inchaço do corpo.
Na última terça-feira (1º), a atriz realizou sua primeira sessão nas coxas, a parte escolhida por ela. “Gente estamos aqui drenando. Minha primeira vez. Vou mostrar para vocês depois o resultado”, disse.
Em entrevista dada para esta matéria, Renata explica como criou o método: “Juntei as técnicas da modelagem com as da drenagem linfática para ajudar a melhorar a silhueta e reduzir a retenção de líquidos, principal causadora da celulite”, conta França, que já fez massagem em celebridades como Ana Maria Braga, Preta Gil e até Ivete Sangalo.
Aqui, a expert ensina com exclusividade todos os passos para deixar suas pernas torneadas e livres de inchaço. E melhor: bastam cinco minutinhos por dia! Comece hoje a colocar a técnica em prática após o banho. Quando o inverno acabar, você vai estar pronta para a minissaia!
Parece milagre, mas é pura ciência
A drenagem linfática é uma massagem suave que leva os líquidos corporais, carregados de toxinas e causadores do inchaço e da celulite, em direção aos gânglios linfáticos e, em seguida, ao sangue. Filtradas pelos rins, as toxinas são, por fim, eliminadas com a urina. Já a massagem modeladora é realizada com movimentos fortes para atingir a camada profunda da pele. Manobras como os beliscões ativam a circulação e o metabolismo, favorecendo a perda de gordura localizada. Mulheres com câncer não devem fazer a miracle touch, combinado?
É só seguir este passo a passo após o banho
- Em pé, com as pernas ligeiramente afastadas, posicione os dedos indicadores nos dois lados da virilha e pressione 3 vezes. Isso
- ajuda a ativar os gânglios da região e favorece a eliminação das toxinas.
- Apoie um dos pés em um banco e envolva a coxa com as mãos. Faça movimentos de deslizamento ascendente, do joelho em direção à virilha, até chegar aos gânglios inguinais, mencionados no passo anterior. Repita três vezes.
- Com os punhos fechados, faça movimentos de baixo para cima, pressionando de um jeito firme. Contorne o glúteo e a parte superior da coxa. Isso ajuda a levantar o bumbum e melhora a textura da pele. Repita 3 vezes.
- Com as mãos em forma de pinça, faça movimentos de amassamento e dê beliscões na parte interna da coxa. Comece essa etapa da massagem na altura dos joelhos e vá subindo até perto da região da virilha.
- Deslize as mãos abertas pela coxa, partindo da lateral externa em direção à parte interna. Repita o movimento 3 vezes.
- Coloque a mão aberta na parte de trás do joelho. Pressione esse ponto 3 vezes. Isso ativa os gânglios da região.
- Deslize as duas mãos na perna, partindo do tornozelo em direção ao joelho. Essa manobra ajuda a aliviar aquele inchaço comum no fim do dia.
As dicas da massagista
- Depois que terminar todos os passos em uma perna, repita-os na outra.
- Não é o creme que faz a diferença, e sim os movimentos e a pressão que usamos durante a massagem. Por isso, não precisa comprar nenhum produto caro. Dá até para usar azeite de oliva! O importante é conseguir deslizar bem as mãos.
- Para notar os benefícios, faça a massagem diariamente. Que tal aproveitar aquele momento em que passa o hidratante após o banho para realizar os movimentos ensinados ao lado?
- Para melhorar o aspecto de casca de laranja das pernas, procure também praticar exercícios. Pode ser uma simples caminhada. E tome bastante água!