Matheus Ribeiro, apresentador da Rede Globo, protocolou uma notícia-crime no Ministério Público Federal contra o radialista da BandNews, Luiz Gama, após ele ter sido homofóbico em suas redes sociais.
Em entrevista ao site Notícias da TV, o apresentador comentou o caso. “Fiz o que cada um de nós deve fazer diante de manifestações que incitam o ódio e a violência. Depois do avanço que foi a equiparação da homofobia ao racismo, não podemos ser omissos na hora de exigir do Estado a punição contra esses excessos.”
Ele ainda destacou que cabe à sua profissão denunciar crimes como a homofobia. “Como jornalista, sou um defensor radical da liberdade de expressão, mas também me sinto obrigado a lutar contra qualquer tipo de discriminação.”
ENTENDA
Matheus Ribeiro estreou no ‘Jornal Nacional’ no início de novembro passado, como parte do rodízio de apresentadores em celebração dos 50 anos do telejornal.
Quatro dias depois, Luiz Gama usou suas redes sociais para insinuar (com palavras de baixo calão) que o apresentador teria conquistado espaço no JN após revelar-se homossexual.
“Putz! Onde o Brasil vai parar? Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosqui*** está à disposição. A qualidade profissional que se f***”, escreveu Gama em seus perfis.
O advogado do jornalista, Ricardo Sidi, disse ao veículo que o objetivo da ação não é obter indenização financeira para seu cliente, mas levar para a esfera penal, e obter a pena máxima para Luiz, que pode pegar até três anos de reclusão.