Mario Frias, atual secretário especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, afirmou, em entrevista à rádio Jovem Pan, que o próprio presidente da República criará um cargo para Regina Duarte na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP).
“O trabalho da atriz Regina Duarte é um patrimônio. A Regina é um ícone e merece todo respeito. É um pedido pessoal do presidente da República, então existe a possibilidade de criarmos uma secretaria para que ela cuide da Cinemateca”, começou.
Na sequência, ele disse que a criação do cargo é um pedido do próprio presidente, afim de cumprir a promessa feita à atriz quando ela deixou a secretaria, hoje ocupada por Frias.
“Ele respeita muito ela e eu também. Vamos resolver isso, e assim que esse imbróglio se revolver, a Regina terá o lugar de destaque dela na Cinemateca”, prosseguiu.
O secretário ainda disse que visitou a Cinemateca, e que está “empenhado em abrir as portas ao público”.
“Há um imbróglio jurídico e lamento o fato de as pessoas não estarem pensando no acervo. Não podemos intervir nesse momento e após a minha visita técnica, mandamos um corpo técnico que foi impedido de entrar. Atualmente, aguardo o parecer jurídico e tenho vontade de fazer o bem, devemos aproveitar os filmes que estão lá… Os jovens têm direito de ver os filmes do Glauber (Rocha, diretor), os do Canal 100”, finalizou.