Obra exibida no Centro Cultural Hélio Oiticica, localizado no Rio de Janeiro, recebeu um pedido de censura por parte de alguns deputados estaduais, na tarde desta sexta-feira (21).
Segundo o jornal ‘O Globo’, Capitão Paulo Teixeira, eleito deputado estadual, emitiu um pedido para o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, requisitando a retirada de exibição da obra de Órion Lalli que mostra a imagem da Virgem Maria com um órgão genital masculino e o seio nu.
Além da exposição dos órgãos, a peça, que compõe um grupo de obras que procuram fazer referência à AIDS, é acompanhada da frase “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”.
Vale lembrar que Márcio Gualberto, parlamentar, usou as redes sociais para questionar a instituição e os autores das produções artísticas. Além disso, o político do PSL fez um texto declarando a sua opinião sobre a produção.
“O espaço, da Secretaria Municipal de Cultura do Município, dedicado à diversidade da produção artística contemporânea, exibe um absurdo escárnio da fé cristã. Um ultraje aos símbolos religiosos e até mesmo a valores caros ao Presidente da República. Isso é liberdade de expressão? Vou pedir explicações aos responsáveis pelo espaço e à Prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou.
Após a requisição dos políticos, a secretaria municipal da Cultura aumentou a classificação indicativa da exposição de 10 anos para 16. Entretanto, as obras permanecem sendo exibidas para o público, uma vez que afirmaram não ter recebido uma prescrição de retirada. Procurados pelo jornal, a prefeitura não deu declarações sobre o caso.
Confira:
Foto/ Reprodução