Isis Valverde relatou sua experiência com o parto normal do filho Rael, que atualmente tem quatro anos. A atriz falou sobre sua escolha no nascimento do menino e da dificuldade que mulheres enfrentam de terem suas vontades respeitadas neste momento especial.
“Ser mulher já é uma luta constante para ser ouvida e respeitada em todos os momentos. Inclusive naqueles mais íntimos, como o nosso parto. É o nosso momento, da gente com a gente. Eu lembro como as pessoas me desencorajavam quando eu falava do meu desejo de ter parto normal. Lembro do medo, eu chorei muito nesse dia. O Rael veio ao mundo depois de 15 horas de trabalho de parto, em um dos momentos mais fortes e mais poderosos que já vivi na vida. Não tô falando que cesárea não é válida, porque ela salva vidas. Só que o Brasil é o segundo país que mais realiza esse procedimento, que é recomendado apenas em casos de risco pra mãe e pro bebê. E como se muda esse cenário? Com informação. Conversando como agora e tendo sororidade com essas mulheres. A gente tem que ter atenção ao que falamos e postamos, principalmente em relação a isso”, aconselhou.
IMPORTÂNCIA DE SE PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO
E reforçou: “Com apoio é tão mais lindo passar por isso, você acaba se sentindo acolhida, protegida e potente. Pra ter um parto humanizado, é preciso que o desejo da mãe seja respeitado. Então procure saber, faça sua escolha. A informação de qualidade é fundamental nesse processo. Pra mim, gerar e parir foi uma grande caminhada, foi uma grande mudança como mulher. Fico até emocionada porque realmente foi muito forte. Queria tá aqui falando como é importante a nossa decisão e como eu fico machucada quando vejo mulheres próximas contando que sofreram a violência de não poderem decidir. [O parto] é lindo, é único e cabe a nós essa escolha”.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA