O Instagram ocultou uma publicação feita por Jair Bolsonaro (sem partido) na ferramenta Stories, na última segunda-feira (11). A rede social afirmou, em conjunto do verificador de fatos “Agência Lupa”, que o presidente da República havia compartilhado uma informação falsa sobre o novo coronavírus.
O post de Bolsonaro dizia, sem provas, que o estado do Ceará teria tido menos mortes causadas por doenças respiratórias entre 16 de março e 10 de maio de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. “Algo muito estranho no ar”, acrescentou o ex-militar.
No entanto, de acordo com a Agência Lupa, a informação não procede e não condiz com a realidade. O publicação foi ocultada, mas ainda é possível vê-la mediante a um alerta sobre a fake news.
“Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”, diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que buscam diminuir a propagação de informações falsas.
Bolsonaro não se manifestou sobre a ação do Instagram. Vale lembrar que no final de março, o Twitter excluiu duas publicações do presidente que tratavam do coronavírus por violar as regras da rede social.