Guta Stresser, conhecida pelo papel de Bebel em ‘A Grande Família’, deixou os internautas preocupados ao postar uma série de fotos nas redes sociais, onde aparece com os olhos marejados e tristes. Ela lida com a esclerose múltipla desde 2021.
“Uns suspiros fora da curva. Um pouco da agonia lenta de morrer aos poucos com a baba da lagarta lambuzando sua cara de (recentemente) viva”, escreveu ela na legenda da publicação. “Busque ajuda, não precisa guardar tudo para si… “, respondeu uma pessoa.
A DOENÇA
Em entrevista ao ‘Domingo Espetacular’, da Record, Guta afirmou que faz o tratamento da doença pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que tem lidado com o desafio de manter os boletos em dia (desde 2015, a atriz não tem mais contrato com nenhuma emissora de televisão).
“As pessoas sempre acham que você está com uma vida superparadisíaca, maravilhosa. E você está ali tendo de pagar a conta, tendo de não sei o quê, e os boletos continuam a chegar. Ninguém quer perder uma casa porque não conseguiu pagar o financiamento, porque ficou sem contrato”, disse ela.
“Acho que esse preconceito é muito por conta da falta de conhecimento, inclusive. Trabalhar te faz bem. Trabalhar é bom. A pior coisa, eu acho, para quem tem esclerose múltipla, é parar. Porque, quando você para, a mensagem lá do sistema nervoso está sendo assim: se você aceita, você para, você paralisa”.
Também detalhou os sintomas que a levaram a descobrir o diagnóstico: “Muito formigamento nas extremidades. Zumbido dentro da cabeça, e isso tenho até hoje, com medicamento ou sem. Se eu estou em silêncio, está lá dentro da cabeça. Você tem de manter a doença sob controle”.
“Tudo teve início em 2020, quando estava participando da Dança dos Famosos. Parecia tudo normal até que, durante os ensaios, eu passava a coreografia e, quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo, sempre tive facilidade para essas coisas”, contou à Veja.