O famoso grupo hacker Anonymous afirmou, na madrugada da última quinta-feira (24), que fará ataques cibernéticos contra o governo de Vladimir Putin, após o líder russo ordenar a invasão da Ucrânia.
Por meio de uma mensagem no Twitter, a organização conhecida como Anonymous declarou guerra ao governo da Rússia e já assumiu a responsabilidade por um ataque à TV estatal russa ‘RT News’.
A agência de notícias russa ‘RIA Novosti’ confirmou que seus sites estão sob ataque, e o porta-voz da presidência, Dmitry Peskov, declarou que algumas páginas oficiais do governo estavam passando por instabilidades desde ontem (24).
O Anonymous divulgou ainda que a Rússia estaria preparando um bombardeio em massa contra a capital da Ucrânia, Kiev. Além disso, mandaram um recado à população da Rússia, explicando que os ataques cibernéticos eram direcionados ao governo de Putin.
“Queremos que o povo russo entenda que sabemos ser difícil para eles falarem contra seu ditador por medo de represálias. Nós, como um coletivo, queremos apenas a paz no mundo e um futuro melhor para toda a humanidade. Queremos que entendam que isso é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de Putin”, anunciaram os hackers.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
The Russian Ministry of Defense website is down. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 25, 2022
The Russian armed forces are preparing a large-scale bombing operation in the capital of #Ukraine.
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
QUEM SÃO
Essa é a pergunta de um milhão de dólares, pois se trata do grupo de hackers mais famoso e atuante no mundo. Eles se intitulam ativistas da liberdade digital e todos os seus membros são desconhecidos.
Criado desde 2003, o grupo é composto por uma rede internacional organizada por ‘hacktivistas’, termo utilizado por eles. Além de atacar instituições, empresas e governos, o grupo vem sendo elogiado por combater terroristas na web, derrubando a conta de centenas deles.
Geralmente, o Anonymous age como uma unidade e sempre assume todos os ataques ou protestos, e não é incomum ver alguma atuação do grupo estampando as páginas de jornais mundo afora.