Ótimas notícias para o mundo da literatura! Acontece que, nesta quinta-feira (4), a atriz Fernanda Montenegro foi eleita para integrar a Academia Brasileira de Letras. Candidata única, ela ocupará a cadeira 17, antes ocupada pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que faleceu em março do ano passado.
A votação ocorreu em portas fechadas e a rainha da dramaturgia recebeu 32 dos 34 votos possíveis, sendo dois deles votos em branco. Para vencer a candidatura, ela precisava receber apenas 17 votos. A posse da cadeira deve acontecer em março de 2022, quando a ABL volta do recesso de fim de ano.
Em seu perfil no Instagram, Fernanda comemorou a decisão e comunicou os fãs acerca da novidade. “A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”, escreveu a atriz na legenda.
Reconhecida como uma das artistas mais influentes da modernidade, Montenegro estrelou mais de 30 novelas e é reverenciada tanto nacional quanto internacionalmente. A obra com a qual se inscreveu na Academia foi “Prólogo, ato e epílogo”, sua biografia, lançada em 2019.
Vale lembrar que a eleição da cadeira 17 é a primeira das quatro programadas para novembro. Na próxima quinta-feira (11), será a vez de escolher quem ocupará a cadeira 11, cuja disputa está entre o cantor Gilberto Gil e o poeta Salgado Maranhão.
Confira o vídeo de Fernanda Montenegro!