Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está levando a melhor para o cargo de presidente do Brasil para as próximas eleições, em 2022.
A pesquisa feita pelo Datafolha entre os dias 13 e 15 de setembro, ouviu 3.677 de 190 cidades, sendo a margem de erro dois pontos para mais, ou menos.
O resultado mostrou quatro demonstrações de primeiro turno, duas baseadas em pesquisas anteriores, e duas novas.
Na primeira, Lula oscila entre 46% para 44%, Bolsonaro de 25% para 26%. Nesse cenário, João Dória também estaria disputando, com 5% para 4% dos votos e Ciro Gomes em terceiro, com 8% a 9% , dentro da margem de erro.
Em outra situação, o candidato do PT vai de 46% para 42%, e o atual presidente se mantém em 25%. Caso Eduardo Leite (PSDB) se candidate, oscila de 3% para 4%. Além disso, nesta simulação, Ciro Gomes teria de 12% dos votos.
As novas simulações não apresentam grandes diferenças. Se Lula, Bolsonaro, Ciro e Dória se candidatarem, no cenário mais fechado, eles mantêm as distâncias das pesquisas anteriores..
Entretanto, em um contexto mais aberto, dificilmente terá uma terceira opção entre Bolsonaro e Lula. Os quatro se manteriam nas mesmas porcentagens, e outro candidato poderia empatar tecnicamente com Dória.
POSSÍVEIS CANDIDATOS
Outros nomes cotados para se candidatarem à presidência são: José Luiz Datena (PSL, 4%), a senadora Simone Tebet (MDB, 2%), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM, 1%), e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido, 1%). Além disso, 10% dos votos seriam brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos.