José Luiz Datena foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a pagar indenização de R$ 60 mil por danos morais para Marco Aurélio de Paula, que foi acusado de estupro durante a transmissão do ‘Brasil Urgente’.
A decisão do Tribunal foi decretada no dia 14 de maio deste ano, e rejeitou embargos que barravam a indenização, além das acusações ao Tribunal de Justiça de São Paulo por omissão. As informações são do Uol.
De acordo com o documento, foi comprovado por meio de investigações policiais que o homem é inocente.
Luís Felipe Salomão, relator do processo, falou que Datena usou uma “narrativa sensacionalista”, e apontou a reportagem como uma “transbordagem dos limites regulares do direito de imprensa”.
“A presente reportagem limitou-se a ouvir as declarações bastante vagas da suposta vítima e do delegado de polícia que, inclusive, não aduz a qualquer prova, mas identifica o autor reiteradas vezes sem qualquer necessidade senão de denegrir a sua imagem e de alavancar a própria audiência”, narra um trecho da inclusão.
Em comunicado oficial, a assessoria de imprensa da Band revelou que vai recorrer à ação. “A Band, bem como seus profissionais, respeitam todas as decisões proferidas pelo Poder Judiciário, não lhes cabendo comentar o entendimento judicial. No caso em questão, será interposto o recurso adequado”, disseram.