Daiane dos Santos e Diego Hypólito estão comentando a modalidade da ginástica artística dos Jogos Olímpicos na TV Globo essa semana. Nesta quinta-feira(29), Rebeca Andrade ganhou medalha de prata na final do individual feminino da ginástica artística, vitória que levou Daiane à loucura.
A ex-ginasta foi às lágrimas em seu depoimento, ressaltando o simbolismo de uma mulher negra no segundo lugar do pódio. “Durante muito tempo as pessoas disseram que não poderia ter uma ginasta negra, que as pessoas negras não poderiam praticar esportes. E a gente ter hoje a primeira medalha pra uma menina negra… Tem uma representatividade muito grande por trás de tudo isso”, declarou emocionada.
Rebeca Andrade, por Daiane dos Santos, mulher negra que abriu portas para a primeira medalhista brasileira do individual geral de ginástica, que continua rompendo barreiras e que atravessou o racismo e o “aborto paterno”. Emocionante. pic.twitter.com/2mc3bgJRBa
— Luana Assiz (@luanassiz) July 29, 2021
Na sequência, Daiane contou um pouco sobre Rebeca, filha de mãe solo de origem muito humilde. “Aguentou tudo que aguentou, todas as lesões. E tá aí hoje, pra ser a segunda melhor atleta do mundo, uma brasileira. Olha… eu não consegui me expressar direito porque é muito difícil”, contou a ex-ginasta para Galvão Bueno.
DEU BRASIL
Rebeca Andrade entrou para a história! A esportista foi a primeira ginasta brasileira a conquistar medalha nas Olimpíadas na categoria da ginástica artística individual geral. A atleta aguarda a final de mais duas categorias para a próxima semana.
Na competição, Rebeca representou o Brasil ao som do funk “Baile de Favela”, gênero musical de origem brasileira. A ginasta atingiu 57,298 pontos somando todas as categorias que disputava, ficando atrás apenas da norte-americana Susina Lee, que somou 57,433 pontos.
Rebeca vai disputar a final no salto, no próximo domingo (1), e no solo individual na próxima segunda-feira (2).