Bateu a vontade de comer um peixe grelhado delicioso e não sabe como fazer? Entrevistada pela AnaMaria Digital, a chef churrasqueira Júlia Carvalho deu dicas de como aproveitar o potencial do peixe ao máximo.
QUAL PEIXE COMPRAR?
Algo que pode deixar o consumidor na indecisão é a variedade de peixes no mercado. A chef sugere os mais suculentos: “Se eu tivesse que escolher apenas um, seria o namorado ou a tainha. Estes dois peixes são bastante indicados, pois vão muito bem com praticamente todo tempero e têm boa resistência à brasa, entregando uma carne saborosa, suculenta e incrível”.
A profissional ainda afirma que, quando bem preparado, o peixe pode ficar até melhor do que a carne vermelha.
COMO PREPARAR PEIXE NO ESPETO E NA GRELHA?
Uma das formas mais comuns de ser fazer o alimento é no espeto. Para manter o peixe suculento, saboroso e cheio de textura, a churrasqueira enumera técnicas um bom peixe deste modo. “Peixe inteiro no espeto pode ser preparado com uma marinada. Por ser oco, vale a pena colocar algumas especiarias e temperos dentro dele, como cebolinha, pimentão, cheiro-verde”, detalha.
“Outra dica é pincelar os dois lados do peixe com uma fina camada de óleo vegetal. Mantenha a pele virada para baixo para que ela fique crocante e dê uma nova textura ao peixe. Além de impedir que a carne grude na grelha”.
Para filés direto na grelha, Carvalho aconselha um preparo mais fácil: temperar os filés já limpos com uma marinada de sal, azeite, pimentão, tomilho, alecrim e vinagre branco. Para peixes abertos, ela recomenda usar a quantidade de marinada suficiente para que o peixe “nade” nela em uma travessa.
ACOMPANHAMENTOS
Se a dúvida são os acompanhamentos para essas delícias, ela também dá dicas de combinações com os peixes. “Vinagre cítrico (com limão), banana-da-terra, pão de alho, salada de folhas, farofa, arroz branco e legumes assados também na brasa. Esses complementos ajudam a realçar os sabores do peixe e tornar a refeição ainda mais deliciosa”, Júlia finaliza.