Charles III foi proclamado oficialmente Rei do Reino Unido neste sábado (10). A declaração oficial aconteceu no Palácio de St. James e foi feita pelo Conselho de Ascensão na presença de ministros, assim como o protocolo pede após a morte da Rainha Elizabeth II.
Vale destacar que a cerimônia foi apenas para proclamar Charles III como Rei do Reino Unido. A Cerimônia de Coroação ainda deve demorar para acontecer.
A proclamação do novo Rei começou com um discurso dos conselheiros e exigiu assinaturas do príncipe William, da Rainha consorte Camilla, da primeira-ministra Liz Truss e outros líderes. Todo esse protocolo aconteceu antes da chegada do novo Rei.
Assim que o próximo passo se iniciou, o Rei Charles III apareceu para fazer seu discurso com o juramento do seu compromisso com o trono.
DISCURSO
O Rei Charles III começou seu discurso citando a mãe, a Rainha Elizabeth II, que faleceu na última quinta-feira, dia 8 de setembro.
“Minha mãe deu exemplo de serviço altruísta, o reino dela foi inigualável em sua duração e devoção. Nós agradecemos a sua vida de tanta fé e fidelidade”, começou.
E continuou: “Estou ciente da herança dos deveres e responsabilidades da soberania que são passados a mim. Eu vou tentar seguir o exemplo inspirador que eu recebi, mantendo o governo constitucional e buscando a paz das pessoas e reinos no mundo todo.”
Então, o novo Rei falou sobre seu compromisso com o povo. “Eu sei que neste propósito terei a afeição e lealdade do povo. Nesses deveres vou ser guiado pelo conselho e pelos parlamentares”, disse.
Ao encerrar, ele falou sobre o apoio da sua família e fez suas promessas: “Eu sou encorajado pelo apoio constante da minha amada esposa, aproveito a oportunidade para confirmar o meu desejo de manter a tradição de entregar o governo que eu estarei apoiando como chefe de estado. Eu prometo dedicar o que resta da minha vida e oro pela ajuda de Deus todo poderoso para isso. Eu humildemente peço a publicação do discurso”.
Ao encerrar a proclamação, tiros de canhões foram disparados para anunciar a oficialização do reinado.