O Carnaval está chegando e com ele milhares de foliões vão às ruas para aproveitar os bloquinhos. O ruim é que, nesta época do ano, é comum que a quantidade de lixo aumente nas cidades.
AnaMaria separou algumas soluções sustentáveis para você aproveitar a festa e ainda ajudar o meio ambiente. Confira!
LEVE SEU COPO
Para aqueles que têm o costume de comprar drinks e usar copos descartáveis, existem algumas soluções práticas.
Você pode levar levar uma caneca com um cordão, que facilita no transporte, ou um copo dobrável, que ocupa pouco espaço e é reutilizável. Dá para comprar neste link.
GLITTER BIODEGRADÁVEL
Carnaval pede brilho, porém o glitter, que geralmente é usado e comprado em lojas, polui rios e oceanos. A alternativa para não perder o brilho e as cores das fantasias é usar o glitter biodegradável, que pode ser produzido em casa mesmo.
Veja uma das receitas!
Você vai precisar de:
- envelope de agar-agar (a caixinha com quatro envelopes custa R$ 10 em lojas de produtos naturais)
- corante alimentício (disponível nas versões líquido, pó ou gel, custa cerca de R$ 5 em supermercados)
- pó-de-mica (responsável pelo brilho, encontrado em lojas de itens para saboaria)
- panelinha para dissolver a mistura
- travessa grande ou vasilha antiaderente
- pincel ou espátula para espalhar
Modo de fazer:
Dilua um envelope de 4 gramas de agar-agar em 100 ml de água fria. Acrescente cinco gotas do corante escolhido e uma colher de chá de pó-de-mica. Mexa bem para dissolver tudo e leve ao fogo baixo por 2 minutos até engrossar. A mistura deve ficar com uma consistência pastosa. Despeje o produto na travessa e use o pincel ou espátula para espalhar bem o glitter pela superfície. O objetivo é criar uma folha bem fininha, para secar rápido e ter a espessura do glitter comum. Aguarde 24 horas até que a lâmina de gelatina brilhante e colorida esteja completamente seca. Triture em pedacinhos com a ajuda de um mixer ou moedor de café.
Além disso, caso caia purpurina em você, recomenda-se que seja retirada com lenço umedecido.
CONFETE SUSTENTÁVEL
Até o confete de papel pode ser trocado por uma alternativa mais sustentável. Picotar folhas secas é uma das soluções que podem ser usadas nessa época. Basta juntar as que estiverem em seu quintal e usar uma tesoura para picotar.
CANUDINHO PODE, MENOS O DE PLÁSTICO
O famoso canudinho de plástico não entra na festa! Em algumas capitais do país, seu uso já é proibido, porém outras opções já surgiram e podem ser utilizadas.
É o caso dos canudos de metal, vidro, bambu e os biodegradáveis. Outra maneira é simplesmente recusar o canudo que vem naquele drink e é considerado desnecessário.