De acordo com informações publicadas no Portal UOL, Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, apresentou um novo projeto de lei na Câmara do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17).
Segundo as informações, a medida do vereador prevê a proibição de competições para atletas transexuais que decidam por disputar na categoria ‘oposta ao sexo de nascimento’. Caso seja aprovada, a regra será válida apenas para a cidade do Rio de Janeiro.
“Fica expressamente proibida a participação de atleta identificado como ‘transexual’ em equipes, times esportivos, competições, eventos e disputas de modalidades esportivas, coletivas ou individuais, destinadas a atletas do sexo biológico oposto àquele de seu nascimento”, diz o projeto proposto por Carlos.
A proposta também reforça que, caso os atletas trans optem por participar das modalidades, eles não receberão o auxílio esportivo concedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e podem receber multas de até R$10 mil.
Em discurso recente, o filho de Bolsonaro tentou justificar a criação do projeto. “Com este argumento pseudocientífico e de clara ordem político-partidária, ativistas LGBT insistem que pais e mães devem permitir que suas crianças e adolescentes decidam, em tenra idade, questões de identidade sexual”, afirmou.