Bruno Gagliasso foi internado, na última quinta-feira (12), no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro, para realizar uma operação de retirada de um cisto, localizado na tireoide.
A informação foi confirmada pela assessoria do artista para o UOL. De acordo com o comunicado, a cirurgia aconteceu como o previsto: “O ator passa bem e recebe alta hoje”.
ENTENDA
Apesar de ressaltar que não é possível analisar mais profundamente o caso, por conta da falta de informações, o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo (SP), diz que não existe uma explicação clara para a formação de nódulos e cistos, pois isso faz parte do processo de envelhecimento.
“No entanto, é importante destacar que geralmente esses nódulos não são palpáveis, sendo identificados apenas nos exames de rotina, como o ultrassom”, pontua o especialista, que evidencia a importância de um acompanhamento médico de tempos em tempos, especialmente porque nódulos maiores, de 4 a 6 cm, têm indicação cirúrgica. Entretanto, se o nódulo surgir no exame acima de 1 cm, dependendo das características, indica a necessidade de punção e, em alguns casos, até uma cirurgia”.
De acordo com Zilli, nestes casos também é preciso investigar se o cisto é maligno (câncer). “Mas isso acontece apenas entre 3% e 6% dos casos, sendo a grande maioria benigno. “, diz.
Sobre a cirurgia, ele explica que esse tipo de procedimento geralmente é rápido e que o paciente pode retomar para a rotina normal em cerca de uma semana. “Acredito que não será nada que vá interferir na agenda do ator“, avalia o médico.