A brasileira Verena Paccola descobriu 25 asteroides e foi premiada pelo coordenador do programa ‘Caça Asteroides’ da ‘Nasa’ e também pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em Brasília.
A jovem tem apenas 22 anos, mas compensa a pouca idade com uma mente brilhante! Além de se aventurar na Astronomia, Verena é estudante de medicina na USP de Ribeirão Preto. Ela se inscreveu em um projeto internacional da ‘Nasa’ quando ainda estudava para o vestibular no ano passado, imagina conciliar tudo isso, né?
A estudante logo observou um asteroide fraco, que são aqueles que possuem uma movimentação espacial mais lenta do que o padrão. Esse asteroide tem possibilidade de colidir com a Terra. Agora, a Nasa está colhendo mais dados e analisando a órbita do asteroide, para verificar qual é a probabilidade de colisão com a Terra e quando isso ocorreria. Além desse, ela também descobriu outros 24 asteroides.
PROJETO DA ‘NASA’
O projeto que Verena participa está na divisão Ciência Cidadã da ‘Nasa’. Lá, cientistas e o público interessado na área trabalham juntos. Os voluntários são conhecidos como cientistas cidadãos e ajudam a fazer milhares de importantes descobertas científicas, como fez Verena.
São mais de 25 projetos disponíveis na divisão, que vão desde o estudo das Florestas Flutuantes até o estudo dos próprios asteroides. Quem sabe você não encontra um ideal para você também?
Mulheres na Ciência! É isso que nós queremos ver!