O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso, nesta quarta-feira (22), por suspeitas de participação no caso de corrupção da Operação “Acesso Pago”, envolvendo pastores evangélicos.
Anteriormente, o presidente Jair Bolsonaro, em uma de suas lives semanais, havia dito que confiava tanto no ministro que “colocaria sua cara no fogo” por ele.
Na internet, muitos criticaram a postura do presidente e apontaram incongruências com seu discurso anti-corrupção, tão forte nas eleições de 2018.
Por outro lado, outros internautas não perderam tempo e logo resgataram a fala do presidente, usando-a como base para muitos memes.
Entre os mais comuns, encontravam-se pessoas perguntando se o presidente já havia “cumprido sua promessa” e aqueles que relacionavam a fala de Bolsonaro com a típica fogueira das festas de São João.
Confira alguns memes que circulam nas redes:
Milton Ribeiro: Cade vc, Bozo? pic.twitter.com/EDXch6bPGb
— Minervini, FM (@FabioMinervini) June 22, 2022
Alô @jairbolsonaro, só pra avisar que Milton Ribeiro está PRESO cof cof https://t.co/EJ711ts9kd
— Natália (@Ber_Natti) June 22, 2022
Hora de fazer uma bela fogueira, já mata três coelhos…
Dá uma aquecida, enfeita o São Jão e Bolosnaro bota a cara no fogo por Milton Ribeiro…— Ezimar Bouciner👛 (Gostosa, segundo a Glai) (@ezimardivi) June 22, 2022
Alguém sabe se o Bolsonaro tá bem ? Será que ele cumpriu a promessa de queimar a cara pelo Milton Ribeiro ou ele arregou mais uma vez ?
— Eduardo B.🕊🇧🇷 (@eduardoddb_40) June 22, 2022
Bolsonaro após a prisão de Milton Ribeiro pic.twitter.com/YJlV5fBWVq
— TAU (@Tauts_) June 22, 2022
E a cara no fogo por Milton Ribeiro? Queimou a fuça…..#BolsonaroNaCadeia
— William Corazza 🚩🚩 (@will_scorazza) June 22, 2022
Hey Bolsonaro, aproveita que é são joão e bota a cara em alguma fogueira aí pelo Milton Ribeiro, você prometeu!
— Pedro Lobo (@pedro7lobo) June 22, 2022
Alguém sabe dizer se Bolsonaro já colocou a cara no fogo pelo Ex-ministro e pastor da Assembleia de MILTON RIBEIRO ?🤓
— Paty_Maroja_3_6_9 (@maroja_paty) June 22, 2022
ENTENDA
O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (22), por conta da Operação “Acesso Pago”, que investiga esquema de corrupção envolvendo pastores evangélicos durante a gestão dele à frente do MEC.
De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, ele foi preso em sua casa na cidade de Santos (SP). Espera-se que Ribeiro seja transferido para Brasília ainda durante o dia de hoje. Enquanto isso, a PF realiza buscas na sede do Ministério da Educação, em Brasília.
No mandado de prisão, foram colocados ao menos quatro crimes que teriam sido cometidos por Ribeiro: corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Vale ressaltar que ele foi exonerado em março passado, após muita pressão do Centrão, alegando que a permanência do ministro após as revelações seria prejudicial ao governo.