O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (18), que o governo irá resolver a extensão do auxílio emergencial ainda nesta semana.
Durante cerimônia em São Roque de Minas (MG), o governante anunciou que o novo valor do benefício já está decidido desde o último sábado (16), quando ocorreu uma reunião com os ministros João Roma, da Cidadania, e Paulo Guedes, da Economia.
Até o momento, a nova quantia não foi divulgada, mas, segundo o presidente, será “um valor para dar dignidade a esses necessitados”. Vale lembrar que, atualmente, o auxílio é de R$150 a R$375 mensais e, além dele, outro projeto está em andamento: o Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família e ainda não possui informações sobre sua aplicação.
“Se Deus quiser, resolveremos essa semana a extensão do auxílio emergencial. Devemos resolver também esta semana a questão do preço do diesel”, afirmou Bolsonaro durante participação no evento, sem explicitar como irá funcionar a resolução da questão do combustível.
Criado para tentar amortecer os impactos econômicos da pandemia do coronavírus, o auxílio emergencial vence neste mês de outubro. Contudo, uma possível prorrogação já havia sido sinalizada pelo ministro da Cidadania no final de setembro. No entanto, na ocasião, a equipe econômica do governo se mostrou contra a extensão, uma vez que, segundo eles, essa é “uma despesa extraordinária que fica fora da regra do teto de gastos”.