O técnico de vôlei Bernardinho foi flagrado fazendo um comentário sobre a jogadora Tiffany Abreu durante a transmissão de uma partida de seu time contra o Sesi-Bauru, pelas quartas de final da Superliga, na última terça-feira (26).
As câmeras de transmissão captaram o momento em que o técnico reage ao ponto marcado pela jogadora: “Um homem é f**da!”, exclamou ele. Nas redes sociais, muitos internautas não aprovaram a atitude do treinador, e saíram em defesa de Tiffany.
“Transfóbico, sinceramente admirava você, mas hoje serei contra tudo que fizer, quem não tem amor pelo outro nunca foi uma boa pessoa”, disse um fã nas redes sociais. Nos comentários, Bernardinho imediatamente respondeu com um pedido de desculpas.
“Respeito absolutamente a diversidade, sempre trabalhei e respeitei todos os atletas. Peço desculpas pela interpretação que a minha reação gerou, pois quis me referir a um gesto técnico e ao controle físico que ela demonstrou”, comentou ele.
Segundo o treinador, a expressão não tem nada a ver com sexualidade ou gênero, e sim com a capacidade de realizar um golpe ou gesto técnico como o apresentado por Tiffany. “Sinto muito, de verdade”, completou.
Já no segundo ano de Superliga, Tiffany tem enfrentado muitas críticas por conta de seu porte físico, que é apontado como uma vantagem por ela ser uma mulher transgênero. A jogadora Tandara Caixeta, que atua na Seleção Brasileira de Vôlei, já afirmou que não concorda com a participação de Abreu nos jogos femininos.
Veja um trecho da entrevista de Tandara à TV Globo:
[[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/fetFimV6Enw” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]