O ator e comediante Steve Bean morreu nesta quinta-feira (7), aos 58 anos. Conhecido pela participação em séries como “Shameless” e “Ray Donovan”, o artista estava tratando um câncer no nariz.
A condição foi diagnosticada em 2016, após ele relatar diversos sangramentos nasais. Mesmo com os tratamentos, ele precisou remover o nariz e usar uma prótese no fim da vida.
No entanto, a doença continuou se desenvolvendo e o ator precisou se submeter a diversas cirurgias, além de passar por sessões de quimioterapia.
A esposa do ator, em entrevista à revista Variety, contou que desde o início eles sabiam que Steve tinha pouco tempo de vida.
ENTENDA A DOENÇA
O câncer de cavidade nasal e seios paranasais não está entre os dez mais incidentes do Brasil. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com dados obtidos nos Registros de Base Populacional existentes.
Sua incidência é mais comum em homens acima de 55 anos, na maioria das vezes em locais como África do Sul e Japão.
Alguns fatores podem aumentar o risco de contrair o câncer nasal. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, ser exposto a poeira de materiais como plantas têxteis (por exemplo algodão), madeira, couro, farinha e gás de mostarda são alguns deles.
Estudos da mesma instituição descobriram que fumar também pode aumentar as chances de desenvolver a condição.
Pessoas que tiveram retinoblastoma, um tipo de câncer no olho que normalmente afeta crianças, tratada com radiação têm maior possibilidade de ter o câncer nasal.
De acordo com o portal The Sun, os sintomas do câncer do nariz são similares aos de condições menos sérias, como uma gripe. Confira!
- Congestão em um lado do nariz que não desaparece
- Hemorragias nasais
- Diminuição do olfato
- Muco vindo do nariz
- Muco drenando na parte de trás do nariz e da garganta
Sempre importante ressaltar que se você tiver alguma dúvida quantos aos sintomas, visite um médico de sua confiança.