A japonesa Kane Tanaka, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness Book, morreu na última terça-feira (19). As informações foram confirmadas pelas autoridades do Japão e lamentadas através das redes sociais do livro dos recordes nesta segunda-feira (25).
Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka, no sudoeste do Japão. Segundo o Guinness, a idosa levava uma vida normal em uma casa de repouso da região – com muitos jogos de tabuleiro, questões matemáticas, refrigerantes e chocolates.
Inclusive, a recordista pretendia utilizar uma cadeira de rodas para participar do revezamento da tocha nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021), porém foi impedida devido às restrições da pandemia da covid-19.
Foi apenas nos últimos meses que ela começou a apresentar problemas de saúde, de acordo com a família, dando entrada diversas vezes no hospital. Aos 116 anos, Tanaka já havia entrado para a história como a segunda pessoa mais velha já registrada pelo livro dos recordes.
“Lamentamos informar que Kane Tanaka faleceu aos 119 anos. Ela se tornou a pessoa viva mais velha do mundo em janeiro de 2019, com 116 anos e 28 dias. Ela também é a segunda pessoa mais velha já registrada, atrás apenas de Jeanne Calment, que viveu até os 122 anos”, publicou o Guiness World Records no Twitter.
A instituição informou que fará uma investigação para oficializar quem é a nova pessoa considerada a mais velha do mundo após a morte de Kane Tanaka. Vale reforçar que o Japão é o país com a população mais longeva do mundo, com 28% de pessoas acima dos 65 anos.
We’re sad to report that Kane Tanaka has passed away at the age of 119.
Kane was the oldest living person in the world.
— Guinness World Records (@GWR) April 25, 2022