Jair Bolsonaro voltou a criticar a imagem que é passada do Brasil no exterior, justamente após reclamar de ataques que o país teria sofrido durante a COP 26, conferência do clima realizada em Glasgow, na Escócia, que terminou na sexta-feira (12).
O presidente da República, que está em Dubai participando de um fórum de investimentos, convidou os presentes para descobrirem pessoalmente como é a Amazônia. Segundo ele, a floresta, “por ser úmida”, não pega fogo. Vale ressaltar que essa informação é totalmente contrário aos dados oficiais sobre o tema.
“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam realmente o que ela tem. Com toda certeza, uma viagem inesquecível”, ressaltou Bolsonaro.
Na sequência, o atual chefe do Executivo também afirmou que, além de turismo, conhecer aquilo que seria um paraíso aqui na Terra. “A Amazônia é um patrimônio, a Amazônia é brasileira. E vocês lá comprovarão isso e trarão realmente uma imagem que condiz com a realidade. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500. A Amazônia é fantástica”.
NÃO É BEM ASSIM
Órgãos nacionais ligados à preservação do meio ambiente dizem o contrário, pois os índices apontaram recordes de queimadas, superando a média histórica em agosto e com o maior número de focos de incêndio nos últimos 14 anos, dado registrado em junho.
Bolsonaro segue no Oriente Médio. Na terça-feira (16), o presidente cumprirá agenda no Bahrein, e na quarta (17), no Catar.