Se você vive se queixando da velocidade da internet do seu smartphone, saiba que não está sozinha: só no ano passado, o site Reclame Aqui registrou 35.697 reclamações sobre a conectividade dos celulares no país. A qualidade da conexão aqui no Brasil não é mesmo das melhores, mas a equipe da empresa de tecnologia Baidu Brasil separou algumas dicas que podem ajudá-la a usar a internet sem tantas chateações:
- Navegador “light”: alguns navegadores (Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer…) têm versões específicas para smartphones. A ideia é carregar apenas o texto dos sites, e não o conteúdo completo, com fotos e vídeos. Assim, a página fica mais leve.
- Fotografe a tela: sempre que precisar abrir uma página várias vezes para consulta, dê um printscreen, ou seja, faça uma foto da própria tela. Assim, ela ficará na sua galeria, e você vai demorar bem menos para achar o que precisa. Se não sabe fazer, dê uma olhada no manual do seu celular.
- Salve para depois: não deu tempo de ler? É só salvar a página para quando você tiver conexão. Em alguns aparelhos, o link vai para uma lista e, em outros, para a pasta de download. Esse é um recurso do próprio celular, então você não precisa baixar nenhum aplicativo.