A nova novela das 9 da TV Globo, ‘Mania de Você’, fez seu capítulo de estreia na última segunda-feira (8). E a audiência já conseguiu sentir o gostinho da maldade de Mércia, uma das vilãs de Adriana Esteves. Vale lembrar que esse é o terceiro trabalho da atriz com João Emanuel Carneiro.
Além da nova trama, os dois também dividiram os estúdios em ‘Segundo Sol’ (2018) e ‘Avenida Brasil’ (2012). Nesta última, a atriz deixou sua marca eternamente na memória dos telespectadores: a famosa e temida Carminha, uma das grandes personagens da dramaturgia brasileira.
Porém, a esposa de Tufão e cúmplice de Max está muito bem acompanhada quanto o assunto chega às vilãs de Adriana Esteves. Você lembra de todas? Se já esqueceu, não tem problema. AnaMaria está aqui para isso: vamos relembrar!
As vilãs de Adriana Esteves
- Carminha, de Avenida Brasil (2012)
Não tem como começar por outro lugar: a Carminha merece encabeçar essa lista. A maldade da madrasta de Ritinha (que virou Nina) disfarçada por um sorriso cínico e humor sarcástico enganou os outros personagens, mas conquistou o público.
A personagem, que passou de madrasta cruel a verdadeira manipuladora, marcou a teledramaturgia por suas cenas eletrizantes e reviravoltas inesperadas, tornando Adriana uma referência no papel de antagonista. Não à toa a personagem segue lembrada.
Em entrevista ao site O Tempo, Adriana avaliou a repercussão: “Foi um sucesso muito grande, e, depois disso as pessoas esperam uma ‘Avenida Brasil 2’. Quando eu estou (no elenco), esperam algo semelhante a Carminha”.
- Laureta, de Segundo Sol (2018)
Diferente de Carminha, Laureta era uma vilã sofisticada, cheia de artimanhas, que se movia nos bastidores de uma trama que envolvia segredos de família, crimes e muita traição. A personagem seduziu o público pela sua frieza e ambição desenfreada, além da habilidade de manipular todos ao seu redor para atingir seus objetivos.
Com Laureta, Adriana mostrou mais uma vez sua versatilidade em interpretar antagonistas complexas. Inclusive, ela também falou sobre a personagem: “O que me deixou um pouco mais tranquila nessa terceira novela é que já houve Laureta antes e que foi bem diferente da Carminha”.
- Inês, de Babilônia (2015)
A personagem, começou como uma mulher vingativa e invejosa, mas se tornou uma verdadeira vilã ao longo da trama. Em contraste com Carminha e Laureta, Inês era uma mulher motivada pelo ressentimento e pela amargura, mas com a mesma capacidade de manipulação e crueldade.
- Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino (2004)
Sim, isso mesmo: Adriana Esteves interpretou Nazaré Tedesco. Você pode se perguntar: “Ué, mas não foi a Renata Sorrah?”. É que, na verdade, Adriana viveu a versão jovem da vilã, que se tornou um dos ícones das novelas nacionais. Prova disso é que conseguiu virar meme mesmo muito antes da popularização das redes sociais.
Assim como Renata Sorrah, Wilma vira meme na reta final de ‘Vai na Fé’
- Amelinha, de Coração de Estudante (2002)
Mimada, gananciosa e falsa: essa era Amelinha, uma das primeiras vilãs de Adriana Esteves. Em ‘Coração de Estudante’, a loira desejava ter os dois homens que amava, o professor Edu (Fábio Assunção) e o peão Nélio (Vladimir Britcha). Inclusive, foi nas gravações da trama que a atriz conheceu seu atual marido, Vladimir Britcha. Porém, eles só engataram a relação dois anos depois.
- Sandrinha, de Torre de Babel (1998)
Não dá para falar das vilãs de Adriana Esteves sem citar logo a primeira, não é mesmo? Pois é, essa é Sandrinha. Em uma das inúmeras armações da personagem durante ‘Torre de Babel’, escrita por Silvio de Abreu, com colaboração de Alcides Nogueira e Bosco Brasil, a personagem arquitetou o grande mistério da novela: a explosão do shopping Tropical Tower.
Leia também
- Nova Carminha? Adriana Esteves diz que ‘Mania de Você’ pode repetir sucesso
- João Emanuel Carneiro, autor de ‘Mania de Você’, entrega spoilers da nova novela
- Globo vende formato de ‘Avenida Brasil’ para primeira adaptação internacional; saiba mais