A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou as operadoras telefônicas a ativar a tecnologia 5G standalone no Brasil a partir, nesta segunda-feira (2). Segundo o comunicado, todos os 5.570 municípios brasileiros receberão o chamado 5G ‘Puro’.
A liberação dependia da ‘limpeza’ da faixa de frequência de 3,5 gigahertz, utilizada pela tecnologia. Antes da chegada do 5G no país, o sinal competia com outros dispositivos eletrônicos, como serviços de radiodifusão e de televisão aberta via satélite, funcionam entre 3,7 GHz a 6,4 GHz, muito próxima da faixa do 5G.
Segundo a Anatel, a liberação foi concluída 14 meses antes do previsto. Ainda assim, a ativação do 5G ‘Puro’ depende das operadores de telefonia. De acordo com as regras, as companhias devem garantir o serviço em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.
Mas, afinal, o que é o 5G Puro?
O 5G Puro, também chamado de 5G Standalone (SA), é a versão mais avançada da tecnologia de quinta geração. O serviço oferece maior velocidade, baixa latência e suporte para aplicações que exigem alta estabilidade, como telemedicina e carros autônomos.
Diferentemente do 5G NSA (Non-Standalone), que ainda depende da infraestrutura 4G, o 5G Standalone utiliza exclusivamente redes dedicadas, proporcionando uma experiência mais eficiente e rápida. Na prática, a diferença fica em:
- A velocidade média do 4G no Brasil é de 19,8 mbps; a velocidade 5G Puro é de 1 a 10 gbps — 100 ou mais vezes mais rápida.
- A latência (tempo de atraso) do 4G é de 50 a 70 milissegundos; a latência do 5G Puro pode chegar a 1 a 5 milissegundos.
Na prática, fazer o download de um arquivo de 50 GB, seja um filme ou um jogo, pode levar cerca de 7 minutos na nova tecnologia, ou três vezes menos do que a antiga.
Como saber se seu celular suporta o 5G Puro?
Para utilizar o 5G Puro, o celular precisa ser compatível com frequências específicas, como a banda n78, que opera em 3,5 GHz. Siga estas etapas para confirmar a compatibilidade do seu dispositivo:
- Verifique as especificações do aparelho: No site oficial da fabricante, procure pela seção de conectividade ou redes móveis para identificar as bandas suportadas.
- Consulte a Anatel: No site da agência, é possível pesquisar o modelo e verificar se ele está homologado para o uso do 5G.
- Atualizações de software: Algumas marcas, como Apple, podem liberar o suporte ao 5G Puro via atualização de sistema.
Lista de celulares compatíveis com 5G Puro no Brasil
A Anatel homologou 231 produtos para 5G Standalone . No entanto, a lista considera registros duplicados para o mesmo aparelho. Isso ocorre quando um fabricante estrangeiro tem mais de um representante no Brasil, e ambos solicita uma homologação. De acordo com o g1, são 219 smartphones de 24 marcas que estão autorizados a usar a rede 5G no Brasil.
Para saber se seu celular tem acesso ao 5G Puro, basta clicar aqui e acessar a lista divulgada pela Anatel. O site permite que o usuário pesquise o aparelho pelo nome do modelo ou da marca.
Mais sobre Tecnologia
- IA em prol da saúde: novas tecnologias auxiliam no combate ao câncer de mama
- Futuro próximo: descubra as tendências de tecnologia para 2025
- Tecnologia bancária: vale a pena trocar para um banco digital?