Os sinais de que um relacionamento está no fim nem sempre são óbvios, mas, às vezes, podem se manifestar de formas sutis até nas palavras que usamos no dia a dia. Entenda mais a seguir!
Um estudo realizado pela Universidade do Texas mostrou que a forma como nos comunicamos nas redes sociais pode revelar muito sobre o que estamos sentindo, especialmente em momentos de crise nos relacionamentos.
Os pesquisadores analisaram mais de um milhão de postagens de 6.800 usuários do Reddit, rede social popular especialmente nos Estados Unidos, observando suas publicações antes e depois do término de um relacionamento.
Redes sociais e os sinais de que um relacionamento está no fim
Assim, eles descobriram que, cerca de três meses antes de um divórcio ou separação, a linguagem do indivíduo começa a mudar de maneira perceptível. Expressões mais centradas no “eu” e uma diminuição do uso de pronomes como “nós” indicam que a pessoa está começando a se distanciar emocionalmente.
De acordo com Sarah Seraj, principal autora do estudo, essa transformação na linguagem reflete um peso emocional crescente. A tendência é que a pessoa comece a se tornar mais autocentrada e, em muitos casos, mais introspectiva. As palavras se tornam mais pessoais e descontraídas, sinalizando uma diminuição da conexão com o outro.
Os sinais de que um relacionamento está no fim podem ser difíceis de perceber à primeira vista. Entretanto, para quem está atento, a linguagem pode ser um reflexo claro de que o relacionamento está para terminar. E, mesmo após a separação, esses padrões podem persistir por meses, à medida que a pessoa lida com o processo emocional e tenta encontrar seu equilíbrio novamente.
Portanto, se você percebe mudanças na forma como seu parceiro se comunica, especialmente em relação ao uso de pronomes e a forma de se expressar nas redes sociais, esses podem ser sinais perceptíveis de que o relacionamento está em crise.
Leia também:
Como a interação digital está moldando a capacidade de empatia nos relacionamentos
Deborah Secco revela que sempre procurou um “pai” em seus relacionamentos; entenda esse padrão
Comunicação no relacionamento: Dicas que podem salvar sua relação