Prepare este prato, chamado Sukiyaki Wagyu, tradicional da culinária japonesa, desenvolvido pela chef Letícia Shiotsuka do restaurante TaBeTay. Esta delícia é maravilhosa para qualquer momento, principalmente para os dias mais frios.
Ingredientes
200 g horenso ( espinafre japonês)
150 g moyashi (broto de feijão)
150 g tofu firme
150 g macarrão udon
200 g cogumelo shitake
200 g cogumelo shimeji preto
100 g cogumelo paris
150 g alho poró
150g acelga
100g bok choy (acelga chinesa)
100g tomate cereja
60 g manteiga
40 g kamaboko naruto (massa de peixe cozida)
500 g filé mignon ou contrafilé fatiado finamente
200 ml molho shoyu
10g hondashi (tempero japonês à base de peixe)
200 ml sake seco
300 ml sake mirin
1,5 l água
60 g açúcar
7cm alga kombu
30g shitake seco
Modo de preparo:
1. Faça o caldo: coloque o pedaço de kombu e o cogumelo shitake seco de molho na água fria por 30 minutos. Leve a panela ao fogo baixo,adicione o hondashi e desligue antes de começar a ferver. Coe e adicione o shoyu, sake mirin e seco.
2. Reserve.
3. Higienize os vegetais. Corte o horenso e acelga em tiras de aprox. 4 cm, alho poró utilizar somente a parte branca em rodelas de 1 cm, bok choy ao meio e fatie o cogumelo shitake e paris com 0,5 cm de espessura e corte o talo do cogumelo shimeji para que eles fiquem soltos. Corte o tofu em cubos de 4cm. Corte o kamaboko em rodelas de 0,5 cm.
4. Cozinhe o macarrão Udon por aprox.8 min, escorra e reserve.
5. Coloque a manteiga numa panela própria para sukiyaki ou frigideira funda, sele as carnes fatiadas finamente e o alho poró, junte em um dos lados da panela.
6. Adicione a acelga,bok choy, os cogumelos, o tofu e o macarrão, arrumando de forma que fiquem em grupos separados na panela.
7. Regue com parte do caldo reservado e tampe a panela até que os vegetais estejam cozidos, adicione o horensô, moyashi , tomatinho cereja e o kamaboko, deixe mais alguns minutos e está pronto para ser consumido com arroz japonês.
Obs: À medida que a panela for esvaziando, vamos adicionado mais dos ingredientes e repetindo todo o processo. A ideia desse tradicional prato é de ir abastecendo a panela conforme as pessoas vão se servindo.
É de costume preparar este prato numa panela elétrica que não seja muito funda para que se possa arrumar os ingredientes separadamente e o caldo não transborde. Outra opção é utilizar uma frigideira.