Pratos típicos, receitas tradicionais, fartura e família reunida: a ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do ano. No entanto, é comum que muitas comidas fiquem de um dia para o outro. Como evitar o desperdício? Reaproveitar as sobras da ceia de Natal é uma alternativa e tanto.
Além de ser uma forma de economizar, você e sua família ainda podem desfrutar de pratos deliciosos nos dias seguintes. Seja transformando o peru em novas receitas ou dando uma nova cara às sobremesas, há diversas formas criativas de utilizar os alimentos que sobraram
A seguir, você confere ideias práticas e seguras para reaproveitar as sobras da ceia de Natal, garantindo muito sabor e aproveitamento dos alimentos. Mas antes, é necessário falar sobre alguns cuidados especiais, além da maneira correta de armazenar esses itens.
Como armazenar corretamente as sobras da ceia
Antes de pensar nas receitas, é essencial garantir o armazenamento adequado das sobras. Se expostos, eles podem ficar suscetíveis ao contato de moscas e formigas, além de animais domésticos. Por isso, deve-se refrigerar os alimentos logo após o fim da ceia, evitando a proliferação de bactérias.
Carnes, saladas e acompanhamentos devem ser colocados em recipientes herméticos e armazenados na geladeira ou congelador. E atenção redobrada com sobras de maionese e pratos que contêm laticínios, que são mais suscetíveis a contaminação. Também não esqueça de retirar folhas de decoração, frutas e outros produtos que estragam mais rápido antes de armazená-los.
No caso de potes fechados, é válido utilizar etiquetas para identificar o conteúdo e a data de armazenamento. De modo geral, as sobras da ceia de Natal devem ser consumidas em até três dias caso sejam conservadas na na geladeira, podendo chegar em até ou três meses no congelador.
Receitas para reaproveitar as sobras da ceia de Natal
1. Peru desfiado em tortas ou saladas
O peru é um dos protagonistas da ceia e pode ser reaproveitado de diversas formas. Uma opção é desfiar a carne e utilizá-la como recheio de tortas salgadas, empadas ou panquecas. Saladas com folhas verdes, frutas como uvas ou manga e molhos leves à base de iogurte também podem incorporar o prato.
2. Farofa renovada
A farofa que sobrou pode ganhar nova vida. Basta misturá-la com ovos mexidos, pedaços de linguiça ou até mesmo legumes salteados. A combinação torna-se um acompanhamento versátil e saboroso para o almoço do dia 25.
3. Panetone como sobremesa reinventada
Pudins e rabanadas ganham um reforço e tanto com as sobras de panetone ou chocotone. Para o pudim, basta misturar pedaços de panetone com leite, ovos e açúcar antes de levar ao forno em banho-maria. Veja outra sugestão de sobremesa para o almoço de Natal aqui.
4. Risoto com carnes da ceia
Já o risoto ganha um sabor especial com o acréscimo de carnes como tender, pernil ou frango. O segredo está em desfiar a carne e misturá-la a um arroz arbóreo cozido com caldo de legumes. Acrescente queijos e temperos para finalizar.
5. Bolinho de arroz ou de bacalhau
Se o arroz ou o bacalhau da ceia sobraram, transforme-os em bolinhos. Misture o arroz ou bacalhau com ovos, farinha e temperos antes de moldar os bolinhos e fritá-los.
6. Croquete de carne assada
Transforme as sobras de carne assada em croquetes deliciosos. Processe a carne até formar uma pasta e misture com purê de batatas, farinha de rosca e temperos a gosto. Modele no formato desejado, passe no ovo e na farinha de rosca e frite ou asse até dourar.
7. Lasanha de tender ou pernil
Utilize fatias de tender ou pernil como recheio para uma lasanha especial. Intercale camadas de massa, molho de tomate, queijo e pedaços de carne desfiada. Finalize com parmesão e leve ao forno até gratinar.
Cuidados com a saúde ao consumir sobras
Embora reaproveitar as sobras da ceia de Natal seja uma prática positiva, é fundamental atentar à segurança alimentar. Verifique o estado dos alimentos antes de consumi-los e evite aqueles que apresentem alterações de cor, textura ou odor.
Outro ponto importante é o reaquecimento. Recomenda-se o aquecimento dos alimentos até atingirem uma temperatura interna de pelo menos 75ºC, garantindo a eliminação de possíveis micro-organismos nocivos. Dessa forma, é possível prolongar o prazer da ceia e contribuir para um consumo mais consciente.
AnaMaria Indica: 5 filmes de Natal para entrar no clima de fim de ano