Aos 84 anos (23 deles dedicados à TV), Palmirinha Onofre segue esbanjando, como nunca, simpatia e conhecimento culinário!
Com jeito meigo de vovó do interior, doce como as sobremesas que prepara, é craque em ensinar receitas tão fáceis quanto saborosas – tudo o que a gente quer, né?
Ficou com água na boca? Nós também! Por isso, selecionamos do novo livro dela – 100 Receitas para Festinhas (Ed. Alaúde,
R$ 39,90) – a receita de dois de seus mais famosos quitutes. Ah, de quebra, desvendamos alguns truques que só Palmirinha tem e que vão ajudá-la a fazer bonito na cozinha. Aproveite!
Cometer erros na cozinha pode acontecer com qualquer uma de nós. Por isso, não se desespere se o arroz queimou ou o molho empelotou. Saiba o que fazer para o almoço da família ser um baita sucesso!
Arroz queimado
Ponha a panela ainda quente dentro de um recipiente com água fria – ou sobre uma toalha molhada. Após uns minutos, o cheiro de queimado some. Em seguida, tire o arroz sem raspar o fundo. Coloque fatias de pão de forma por cima e tampe por alguns minutos. O gosto de queimado desaparecerá.
Carne dura
Para amaciar o picadinho, coloque 1 colher (café) de fermento em pó, mexa bem e refogue por mais alguns minutos. Outra opção é acrescentar o suco de uma laranja.
Ficou picante
Se o problema é o excesso de pimenta, misture uma colher (café) de açúcar. O doce ameniza o ardido do condimento.
Feijão ralo
Misture 1 colher (sopa) de amido de milho e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó dissolvidos em um pouco de água fria. Deixe apurar por cerca de 4 minutos.
Feijão queimado
Em uma panela limpa, coloque o feijão (sem raspar o fundo queimado), água fria e uma cebola inteira. Leve ao fogo até ferver. Na hora de servir, retire a cebola.
Molho branco empelotado
Bata-o no liquidificador e leve de volta ao fogo médio, mexendo sempre.
Molho salgado
Se o molho salgou, acrescente uma batata ou uma cenoura cortada ao meio. Depois, é só deixar cozinhar por uns cinco minutos. O legume irá absorver o excesso de tempero.
Purê molenga
Acrescente 2 colheres (sopa) de leite em pó. Ele ficará mais consistente, porém macio.
❱ A batata frita não vai encharcar se você colocá-la de molho com 2 litros de água e ½ xícara (chá) de álcool de cereais, por dez minutos. Enxágue, seque e frite em óleo quente.
❱ A polenta frita fica crocante se passada no fubá antes de ser posta no óleo quente. Tiro e queda!
❱ Desenforme o pudim sem quebrar, retirando-o da forma ainda morno.
❱ Seu bolo sairá da forma sem grandes dramas se você colocá-la por alguns segundos sobre o fogo baixo. Ele solta na hora.
❱ Essa dica é para quem reclama da cor pálida dos legumes depois de cozidos: espere a água ferver, acrescente 1 colher (chá) de açúcar e só depois mergulhe os legumes. A couve-flor vai ficar clarinha e a cor dos brócolis, da cenoura e da vagem continuarão vivas.
❱ Garanta uma carne de panela dourada, acrescentando uma colher (sobremesa) de açúcar mascavo ao óleo, azeite ou manteiga usados na hora de refogá-la.
❱ O assado vai ficar mais suculento se, no lugar de vinagre ou limão, você temperar o frango ou o lombo com suco de laranja ou de abacaxi.
Trufa de paçoca
Rende: 40 unidades
Ingredientes
- 500 g de chocolate branco para cobertura picado
- ½ lata de creme de leite sem soro
- 6 paçocas de rolha esmigalhadas
- Açúcar de confeiteiro para enrolarCobertura
- 500 g de chocolate ao leite para cobertura picado
- Amendoim picado para polvilhar
Modo de preparo: Ponha o chocolate branco e o creme de leite em um refratário e leve para derreter em banho-maria, tomando cuidado para que o fundo do refratário não encoste na água fervente. Tire do fogo e junte a paçoca, mexendo até a pasta ficar homogênea. Deixe esfriar, tampe e deixe na geladeira por 12 horas. Modele bolinhas do tamanho desejado e passe no açúcar. Leve as trufas de volta à geladeira e deixe por mais 4 horas. Cobertura: repita o procedimento de banho-maria para derreter o chocolate ao leite. Espere esfriar um pouco antes de utilizar. Use um garfo para banhar as trufas no chocolate derretido. Coloque-as sobre papel-manteiga ou papel-alumínio para secar em temperatura ambiente. Quando estiverem quase secas, polvilhe com um pouco de amendoim picado. Conserve fora da geladeira, em local fresco e arejado.
Torta de frango com requeijão
Rende: 10 porções
Ingredientes
Massa
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
- 1 ovo
- Sal a gosto
Recheio
- 1 peito de frango grande desossado
- 1 tablete de caldo de galinha
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 tomates picados sem pele e sem e sementes
- 1 lata de milho verde escorrido
- ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 200 g de requeijão cremoso
- Sal a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo (opcional)
- 1 gema para pincelar
Modo de preparo
Recheio: cozinhe o peito de frango com o caldo de galinha. Escorra, deixe esfriar e desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o tomate. Junte o frango, o milho, o cheiro-verde, a azeitona, o requeijão e o sal. Misture até agregar todos os ingredientes. Se desejar um recheio mais consistente, acrescente a farinha de trigo. Deixe esfriar.
Massa: em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), a margarina, o ovo e o sal. Misture com as mãos até a massa não grudar nos dedos (se necessário, acrescente a farinha reservada). Depois, sove a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar homogênea. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa também sobre uma superfície enfarinhada e divida-a em duas partes. Abra uma das partes com o rolo e coloque-a numa forma redonda de aro removível, untada e enfarinhada. Acrescente o recheio. Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele a superfície com a gema e leve ao forno, preaquecido a 180 °C, por cerca
de 30 minutos.