O ovo, definitivamente, é uma boa pedida para a alimentação. A gema concentra uma boa dose de colina, nutriente valioso para a saúde do cérebro. O consumo adequado desse nutriente (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) diminui o risco de Parkinson e Alzheimer.
Já as substâncias antioxidantes ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de hipertensão. Para comprar um produto de melhor qualidade, confira nossas dicas:
- Na hora da compra, verifique a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagens. Fique de olho também no aspecto da casca e adote cuidados no armazenamento e preparo: A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.
- Guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Os movimentos de abre e fecha podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo do eletrodoméstico e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.
- Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel absorvente só na hora de usar.
- Nunca consuma ovos que apresentem quaisquer rachaduras na casca.
- Para saber se eles ESTÃO FRESCOS, basta colocá-los em uma tigela com água fria: Se FLUTUAR, está velho. Se AFUNDAR, está fresco.